quarta-feira, 28 de abril de 2010

PROTESTO!

Nada cansa mais e é mais revoltante do que ver a falta de argumentos dos "militantes" da oposição. Não tem debate político, só tem baixaria. Todo dia recebo por e-mail alguma piadinha nojenta, grosseira e mal educada se referindo ao Lula ou à Dilma. Nunca recebi um email inteligente!

É só paulada, xingamento, jamais uma discussão, um debate político real, ou argumentos dignos de quem pretende votar por convicção política. Eu queria saber onde estão os militantes com argumento! Com fundamento, com inteligência. Não se discutem simpatias ideológicas, convicções, nada. São tratores que passam com seus rolos compressores desrespeitosamente por sobre as opiniões divergentes. Lamentável.

É difícil ter que ficar se repetindo, mas vamos lá, em nome da democracia: política se debate com política, não com a disseminação do preconceito, da discriminação, não com piadas de mal gosto. Isso é molecagem! Coisa de criança mimada e mal educada. Para quem ainda não entendeu, o 'embate' é, e deve ser!, no campo das idéias, dos projetos, das realizações. Politizar-se é mais do que militar no vazio! Bem mais!

Graças a Deus, sou uma pessoa que tem fé nas pessoas! Acredito sinceramente que é possível mudar isso, por isso insisto em ficar debatendo esse tema aqui no meu espacinho...


Não importa de que "lado" você está. Não importa se você defende a mesma opinião que eu defendo. Essa livre divergência, inclusive, é o verdadeiro exercício da democracia. É ótimo que ela exista! Mas, por favor!, não caia na bobagem de se juntar a este exército de cabeças ocas... Esse tipo de marketing político não contribue em nada e revela muito mal o caráter das pessoas que o disseminam.

Defenda aquilo que você acredita com os argumentos que o levaram a acreditar naquilo! E qualquer que seja sua decisão, tome-a pelos motivos certos.

Neste sentido, vão aí minhas sugestões:
  • Acompanhe as notícias por diferentes veículos.
  • Busque saber a história dos veículos que você acompanha regularmente: quais sempre foram fiéis à democracia? Quem se vendeu à ditadura para fazer dinheiro e construir impérios?
  • A quem interessa a vitória do candidato "x" ou do candidato "y"?
  • Principalmente: assista aos debates políticos! O debate é a real oportunidade de se conhecer os candidatos! Não seja um "cabeça feita"! 
  • Ouça as propostas dos dois lados e escolha a partir delas.
  • Siga as pesquisas eleitorais de órgãos independentes, não vinculados à mídia.
  • Procure ouvir, de maneira racional, as razões pelas quais outras pessoas defendem posições diferentes das suas. Neste sentido, não se deixe levar pelo caminho das agressões gratuítas, das ofensas... 
  • Discuta política com política. Governo se discute, se critica, com debate entre planos de governo, com debate entre realizações e propostas - não com xingamentos,  baixarias, agressões...
  • Ao invés de mandar aquele "email-corrente" cheio de piadas maldosas sobre políticos - o que causa bastante desconforto quando você não sabe se a pessoa para quem você mandou o email partilha da mesma opinião grosseira que a sua - procure mandar mensagens em que haja uma discussão fundamentada, que permita uma troca de opiniões saudável.
  • Principalmente, desconfie das "descontruções gratuitas" das personagens envolvidas nas disputas políticas. Ouça o que as pessoas tem a dizer - principalmente quando o dizem em sua defesa! Ouça com os ouvidos de quem busca ser justo, correto; não com os ouvidos de quem é surdo para a democracia.
  • E lembre-se: você pode mudar de opinião, sim! Mas faça-o por razões justas, objetivas e concretas. Quer discutir e participar da política? Quer votar com consciência? Seja um cidadão politizado! Vença a preguiça e abra livros para conhecer a história. Dispa-se dos preconceitos e busque conhecimento.
Beijos a todos e fiquem com Deus,

M.






Nenhum comentário:

Follow Me...

    follow me on Twitter