quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A DAMA DO MARTINELLI

Ainda em 2010...

A DAMA DO MARTINELLI

O Edifício Martinelli é um dos mais importantes símbolos da cidade de São Paulo.

Seu proprietário, idealizador e construtor, Giuseppe Martinelli, chegou ao Brasil em 1893, com apenas 23 anos, tendo se estabelecido na cidade como açougueiro. Empreendedor por natureza, tornou-se importante empresário do ramo de navegação e iniciou, por conta própria, a construção daquele seria o primeiro arranha-céu da América Latina.

Construído entre 1925 e 1934, inaugurado em 1929, com 12 andares erguidos, o edifício de 30 pavimentos tem uma rica história a ser contada que, em muitos aspectos, se assemelha à própria história da cidade de São Paulo, como se cada etapa vencida ao longo de sua construção e cada conjunto de pavimentos erguido, representassem, simbolicamente, as etapas vencidas pela própria cidade ao longo de seu desenvolvimento.

No ano de 2009, o Edifício Martinelli completa 80 anos de sua inauguração, mesmo ano em que a literatura mundial celebra 200 anos do nascimento de Edgar Allan Poe.

Mas o que o Edifício Martinelli e Edgar Allan Poe podem ter em comum?

Por mais bizarro que pareça, há em torno do Edifício Martinelli uma densa névoa de mistério, tal como se o prédio houvesse saído de um conto de Poe.

Desde antes das décadas de 60 e 70, quando o edifício passou pela difícil fase de abandono que o transformou praticamente num cortiço de 30 andares, uma série de estranhos relatos envolvendo o suposto fantasma de uma jovem de cabelos claros, porém sem rosto, já se fazia conhecer por todos os que ali moravam ou frequentavam.

Imbuída deste espírito de mistério, Marcela Godoy propõe com “A Dama do Martinelli” contar a história deste fantasma por meio da narrativa claustrofóbica e visceral presente em contos de Edgar Allan Poe, como “Metzengerstein”, “Eu sou o Homem”, “A queda do solar de Usher”, “Berenice” e “O gato preto”.

O objetivo é levar ao leitor, por meio dos fatos e personagens, excertos da história da cidade de São Paulo, especialmente em relação ao movimento operário dos anos 20 e às perseguições políticas empreendidas pelo DEOPS contra os anarquistas, estabelecendo os contrapontos e semelhanças entre aquela década e a década de 70, em que o Brasil vivencia o apogeu e início do declínio do “milagre econômico” dentro, também, de um contexto de graves perseguições políticas empreendidas pela ditadura militar.

O texto será construído por meio de excertos extraídos da obra de Edgar Allan Poe, autor homenageado pelo trabalho, inseridos nas páginas de acordo com a necessidade narrativa, construindo, a partir deles próprios, um texto completamente novo.

Lançamento em Novembro de 2010!

Nenhum comentário:

Follow Me...

    follow me on Twitter