segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rio Comicon 2010

Amigos!

Como sempre, demoro uma eternidade para postar... É. Tenho essa vida intensa e agitada de mãe de duas crianças, o que significa praticamente nenhum tempo para fazer qualquer coisa que não seja estar com eles durante as folgas do trabalho... Pretendo resolver isso quando ficar rica e conseguir viver só do que escrevo. Como o gênio que controla a Mega-Sena ainda não alcançou a nobreza de minhas intenções agraciando-me com uma "quininha" (já ajudava bastante, nem precisava ser as seis dezenas...), todos teremos que conviver com minha falta de tempo pra postar mesmo...

Bem, Rio Comicon 2010. Estive lá! E foi ótimo! Uma experiência única e extraordinária.

O que mais gosto sobre participar do mundo dos quadrinhos são as deliciosas amizades que construímos ao longo da construção de nossas carreiras. Tive o privilégio de conhecer Roberto Ribeiro, editor da Editora Casa XXI, e organizador da Rio Comicon, em novembro de 2006, por ocasião da produção do livro Cidades Ilustradas - São Paulo, ilustrado por David Lloyd. Quem me apresentou ao Roberto (e a aquele trabalho, principalmente!) foi o também querido amigo Sidney Guzman, por quem nutro um carinho muito especial além de profunda admiração. Neste sentido, estar na Rio Comicon foi muito mais do que participar de uma grande festa dos quadrinhos, foi principalmente desfrutar do reencontro com amigos queridos de uma forma muito especial e gratificante.

Eu estive lá junto com o time da Quanta Academia de Artes, onde ministro aulas de Técnicas de Escrita e Composição para Literatura e HQ. Fomos eu, Marcelo Campos, Weberson Santiago, Artur Fujita, Renato Guedes, Tainan Rocha, Sam Hart e Danilo Beyruth. Participamos ministrando oficinas relacionadas à produção de quadrinhos e arte. Todas estavam lotadas! Eu mesma me surpreendi com a quantidade de inscritos para a oficina de roteiro, com duração de quatro horas, que ministrei no sábado, dia 13. E todos os presentes foram extremamente delicados e genreosos comigo, dando grande atenção à exposição e contribuindo com perguntas e discussões sobre os temas abordados na aula. Digo isso em reconhecimento porque não é fácil ministrar uma oficina de quatro horas, mais difícil ainda é estar presente durante essas horas! Ainda mais com tanta coisa boa rolando do lado de fora da sala! Por isso preciso aqui agradecer formalmente a todos os presentes e dizer que espero sinceramente haver contribuído, ainda que minimamente, para a produção de cada um. No domingo, dia 14, eu e Marcelo Campos fizemos uma apresentação da Quanta e dos projetos em andamento. Desta vez a presença não foi tão grande. No entanto, na hora de nossa apresentação estava rolando o encontro com todos os convidados do evento e aí não dá pra competir, né? Mesmo assim, foi maravilhoso poder falar dos projetos da Quanta e da Quanta Academia num ambiente como a Rio Comicon. E não podemos deixar de agradecer aos presentes à nossa conversa!

Minha oficina foi filmada e vou editar uma parte do vídeo para mostrar aqui no site. É claro que vai demorar. Tudo o que eu faço é demorado. Vocês, meus queridos e assíduos leitores, já deviam estar acostumados a isso!

Deixo aqui registrado meu beijo carinhoso de agradecimento ao Roberto Ribeiro pela extraordinária oportunidade que nos proporcionou e aproveito para estender meus parabéns e meus cumprimentos a Ruth, e Emanueli por mais esta grande (e grandiosa!) iniciativa!

Beijos a todos e fiquem com Deus,
M.

Um comentário:

Camile disse...

Foi muito bom te conhecer lá na Rio Comicon!!! Adorei sua oficina, e aprendi a pensar no final do livro antes de escrevê-lo! Continuo escrevendo o meu livro Manuella, mas só Deus sabe quando conseguirei terminá-lo!
Grande abraço

Camile Carvalho

Follow Me...

    follow me on Twitter