quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Carta ao meu primo Paulinho

Escrevi esta carta para meu primo, depois de receber dele alguns emails ofensivos sobre o PT.
Jamais havia me manifstado até então.  Achei que era preciso "sair do armário" em defesa do que entendo ser democracia.

Querido primo,

Fico feliz que você tenha respondido à minha mensagem, pois me dá a liberdade de expor a você meus argumentos e pontos de vista também.

Antes de tudo, respeito a opinião de pessoas que pensam diferente de mim, mesmo porque democracia é isso.

Temos que falar e saber ouvir. Não acredito na divisão do Brasil entre “os do mal” e “os do bem”. Embora o processo eleitoral em termos de “paixões” seja muito parecido com o futebol, a verdade é que a grande maioria dos brasileiros ficarão em paz após o final do processo eleitoral.

Entendo sua frustração com vídeo que foi desabilitado no youtube.

Não utilizo a palavra “censura” porque existe para tal palavra um significado muito específico e, historicamente inclusive, muito pesado. O que foi feito neste caso específico ocorre todos os dias com pessoas físicas e instituições que entram na justiça para impedir que algum conteúdo que julgue ofensivo deixe de ser exibido. Trata-se de um direito civil de que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode gozar. Volto a dizer: não é cercear a liberdade de expressão, é frear o fomento à violência instigada por uma instituição partidária, que de maneira irresponsável e preconceituosa, ofende não somente a um partido político, mas a todos os eleitores que acreditam neste projeto partidário a que eles se opõe.

Sobre o tema da censura em si mesmo, faço questão de falar sobre isso, se você me permite, pois considero uma questão extremamente relevante para cada um de nós.

Ressinto-me cada vez mais e a cada dia, sobre a forma leviana e irresponsável que este assunto vem recebendo de jornais e revistas, os quais, ironicamente, apoiaram a ditadura militar. A verdade é que o Brasil nunca teve tanta liberdade imprensa. E não sou eu quem diz isso. Pesquisas internacionais, levadas a cabo por órgãos observadores internacionais, já indicaram o Brasil como um dos países com mais liberdade de imprensa no mundo. Convido você a ler esta carta (clique no link), redigida por grandes juristas brasileiros,  a respeito destas recentes acusações de censura feitas levianamente pela imprensa.

Vale lembrar que desde o dia 1o. da Janeiro de 2003, uma em quatro capas da Veja, sistematicamente, atacavam o presidente ou o governo de alguma forma sem que jamais houvesse, por parte do Estado, qualquer iniciativa no sentido de privar a revista de proliferar o péssimo jornalismo que ela sempre fez. A este exemplo, segue-se a Folha de são Paulo, um jornal que perde leitores a cada dia por conta do partidarismo descarado, que o jornal nega veementemente ao se auto-intitular "neutro". Nem a Suiça é neutra! que dirá a Folha!

Sobre isso, inclusive, o problema aqui não é a censura perpetrada pelo Estado, mas aquela perpetrada pelas famílias que comandam a mídia e os editores de jornais, sobre os seus jornalistas!

A censura que ocorre nesse país se dá nas redações, onde jornalistas devem obedecer seus editores sob pena de perder seus empregos caso contrariem alguma coisa. Foi o que ocorreu com Rodrigo Vianna, demitido pela Globo em 2006, porque se recusou a assinar um documento que livrava a empresa da responsabilidade de não ter noticiado a queda do avião da Gol nas vésperas da eleição, para que a notícia não ofuscasse a foto da grana do dossiê dos aloprados. Ou o que ocorreu com Heródoto Babeiro, demitido da TV Cultura depois de "incomodar" José Serra com perguntas sobre os pedágios abusivos em SP, durante o programa Roda Viva. Ou ainda com Maria Rita Kehl, demitida há duas semanas pelo Estadão porque escreveu um artigo elogioso ao governo Lula.

A verdade é que ninguém pode se queixar de liberdade de imprensa nesse país. No entanto, alguns órgãos de imprensa querem liberdade para delinqüir livremente, extrapolando qualquer direito e agindo de maneira irresponsável e desonesta para com a sociedade.

Jornais como a Folha de SP querem liberdade para agir como panfletos políticos. Por exemplo: a falsa  ficha policial da Dilma, que a Folha publicou no ano passado, ficha essa recolhida de um blog de extrema-direita e que rendeu à Folha um processo por difamação. A Folha publicou a ficha falsa na capa e depois pediu desculpas numa nota de rodapé no meio do jornal.... E o editorial da Folha chamando a ditadura de “ditabranda”??? Esse artigo rendeu protesto de quase toda a classe jornalística, sem falar em todas as famílias que foram direta ou indiretamente feridas pela ditadura nem preciso dizer porquê! E essas pessoas têm coragem de falar em liberdade de imprensa, sendo que colaboraram com a ditadura fornecendo até transporte para presos políticos serem conduzidos ao DOPS. Por favor...

Acho que qualquer cidadão brasileiro tem o direito de fazer um milhão de críticas ao Lula e seu governo. Mas o que não podemos fazer é nos pautar por uma imprensa desonesta e que abraça um discurso retrógrado e conservador que já devia ter sido esquecido.

Não dá pra medir a qualidade de nada pela régua da mídia!

A mídia está a serviço dela mesma e isso já é fato comprovado. Basta ter o mínimo de senso crítico e conhecer um pouquinho da história de nosso país para comprovar isso. O caso da Veja chegou a tal ponto que a revista virou objeto de estudo  (clique no link para ver a matéria) pelo tamanho desserviço que presta ao jornalismo brasileiro! Só os pobres leitores dessa revista é que parecem não saber disso... São usados como massa de manobra...

Não é à toa que os melhores jornalistas são hoje independentes, produzem o conteúdo jornalístico em seus próprios espaços, a fim de não sofrerem com a repressão dos editores ou com a truculência de políticos poderosos, que não pensam duas vezes em pedir suas cabeças.

Sobre isso aliás, nem assim estão livres de mentiras escritas em seu nome, como foi no caso daquela corrente "assinada" pela Marília Gabriela, ou até mesmo aquela carta “assinada” pelo Luis Nassif, jornalista que respeito muito e que acompanho diariamente em seu site. Fiquei tão surpresa com o teor da carta que acabei escrevendo para ele para mostrar o que andava circulando na internet em nome dele...

O grande problema, primo, é o preconceito que veio sendo semeado contra um governo que inegavelmente deu certo. Um projeto de desenvolvimento social, injustamente acusado de assistencialista, e que, apesar dos defeitos e dos problemas, têm conseguido resultados concretos para a vida, principalmente, das classes mais pobres.

Falar sobre corrupção, podemos fazê-lo sim, num capítulo à parte, num outro email, pois o assunto renderia – para os dois lados, governo e oposição – muitas reflexões e exemplos. Genericamente falando, trata-se de um problema sistêmico. Nunca nos livraremos dela. Tivemos mensalão do PT, mensalão do PSDB, mensalão do DEM... Tem Erenice Guerra, mas também tem Paulo Preto... Infelizmente, é assim. Não há como controlar a corrupção. Mas há como punir! Sobre isso, aliás, pelo menos no governo Lula, vimos uma PF mais bem aparelhada, mais autônoma, que trouxe a sujeira de debaixo do tapete para cima e que, não fosse a "blindagem midiática" da oposição, escândalos como o do Arruda, e do Rodoanel teriam ganhado muito mais importância e destaque - talvez o mesmo destaque daqueles envoltendo o PT... Uma coisa inusitada aconteceu, pelo menos: criminosos do colarinho branco foram pra cadeia! Alguns por um dia, mais foram! Hoje sabemos reconhecer nomes como o de Daniel Dantas graças a atuação da PF neste governo. Até o Maluf teve seus dias de xilindró e isso não havia acontecido, “nunca antes na história deste país”!...


Quanto à eleição e aos candidatos, o problema da candidatura Serra está no que ela representa, em seu discurso conservador, pseudo-moralista, udenista e mais nada. Nem programa de governo foi apresentado – ele teve a coragem de registrar um discurso no TRE! O que Serra quer do povo brasileiro é um cheque em branco nas urnas. No caso dele, sim, ninguém sabe no que está votando.

Serra é um homem que não honra nem aquilo que escreve, como fez com seu documento registrado em cartório, dizendo que cumpriria o mandato na prefeitura de São Paulo até o final. Serra não dialoga com ninguém, manda descer a borrachada em professores, mandou a PM pra USP durante manifestação dos estudantes ano passado! Sabe, eu estudei lá! A última vez que a polícia havia entrado na USP foi na ditadura! E o confronto entre policiais civis e militares em 2008?? Ele teve coragem de colocar a tropa de choque pra bater em policiais civis!!

Sabe, eu vi o vídeo do Daniel que você sugeriu. E concordo sobre o voto nulo. Acho que o voto nulo, num segundo turno, é uma atitude muito complicada, eu diria até meio irresponsável. Melhor não ir votar, então...
Mas se você está mesmo interessado em votar no "menos pior", tente se despir de preconceitos. Tente se livrar dos estigmas semeados pelas valas da internet ao longo dos últimos anos, que proliferam mentiras até de quem nunca as escreveu! Tente se livrar dos apelidos pejorativos e maliciosos, lulamania, petralhas... Essas palavras carregadas de muito estigma e nenhuma substância política de fato...

Pense sobre o projeto com o qual você se identifica mais.

O que está em jogo é o neo-liberalismo do PSDB versus o estado de bem-estar social (ou social democracia) do PT. É isso. Um Estado Mínimo contra um Estado interventor. Estado conservador X estado progressista. Só isso. Pese na balança a ideologia político-partidária com a qual você se identifica mais. Faça uma comparação real, com números, entre este modelo de governo e o modelo FHC. É só isso que está em jogo.

Não se deixe influenciar tão facilmente pela Veja, Folha, Globo... Busque outras fontes de informação para pelo menos estabelecer um parâmetro de crítica no discurso! A história já nos ensinou sobre “o quarto poder”... E a última vez que vimos a marcha “pelo bem” acontecer, passamos vinte anos enterrados na obscuridade da ditadura.

Coloco aqui alguns links de vídeos de eleitores que declaram seu voto em Dilma e por quê. São pessoas que tem meu profundo respeito e admiração por sua idade, vivência, história de resistência a todo tipo de opressão e censura, e grande contribuição para o desenvolvimento social e cultural do país. É só clicar sobre os nomes.

Espero que você os veja, pelo menos para comparar com outros pontos de vista, ou só pela curiosidade de ver no que sua prima doida acredita...

Beijo no coração.

Nenhum comentário:

Follow Me...

    follow me on Twitter