sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Lobisomem (The Wolfman) - 12/02/2010




Deliciosamente divertido!

Bons atores, roteiro clichezão (com certos momentos de "modesta pretensão", se é que isso existe e é possível...), e efeitos especiais na medida certa para quem gosta daquele tipo de horror Vitoriano que o filme se presta fazer. Um título alternativo poderia ser "Um lobisomem americano em Londres do século XIX"...

Trata-se da refilmagem de um clássico B dos anos 40. Um divertido filme de monstro e nada mais. O lobisomem, visualmente, é aquele que costumávamos ver nas sessões de sexta-feira à noite do antigo Canal 7, lembram-se? O programa se chamava "Calafrio" e era apresentado (se não me falha a memória) por nosso querido Zé do Caixão. Um filme que evocou divertidas memorias de minha infância, quando descobri que sentir medo era uma coisa que eu achava legal!

Em termos de argumento, trama, essas pataquadas todas, o filme não apresenta nada de novo. É clichê do começo até o fim. Alguns podem até dizer que o trailer era propaganda enganosa... Bem, honestamente, talvez um pouco... Mas vejam, estamos falando do remake de um filme de lobisomem, entendem? Um monstro exaustivamente explorado por todo tipo de mídia, em todo tipo de produção... Então, fazer uma coisa muito diferente acho que não seria novidade. Novidade é fazer o velho clichê de maneira honesta, e é isso que eu curti muito no filme. A direção também me agradou. A escolha das câmeras e ângulos, o jogo com sombras, a fotografia... Tudo o que pode ser 'brega' em muitas produções do mesmo gênero foram exploradas na medida certa, tornando toda a larga breguice de 'O Lobisomem' a única escolha possível para que o filme funcione como conjunto.

No mais, sou grande fã dos atores do elenco. Benício del Toro, Anthony Hopkins e Hugo Weaving são profissionais que eu pago para assistir sem qualquer ponta de remorso independentemente da produção, pois eles são sempre impecáveis, estupendos e cínicos - no caso específico de "O Lobisomem", o único atributo genuinamente reconhecível.

Fica aqui minha modesta dica para este carnaval. Um filme adequadamente lançado nesta época. Intencional, ou não, até isso é clichê sobre ele...

Beijos a todos e nos falamos!

Nenhum comentário:

Follow Me...

    follow me on Twitter