terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Uma dupla que faz acontecer
Então...
Este trabalho aí em cima, foi uma "encomenda" de um desses gurus do mercado de administração e afins. Eu explico.
No final de Julho de 2009, fui contatada por Fernando Chamis e Winston Petty, da Webcore. Eles estavam buscando um roteirista de HQ para escrever um mangá inspirado na história da vida deles, fazendo, por meio dessa história, uma exposição sobre o que é empreendedorismo. A parte que se refere ao empreendedorismo seria baseada nos estudos estatísticos compilados por um escritor deste segmento - que, na verdade, era o 'encomendante' do trabalho.
Foi uma experiência interessante por inúmeras razões, mas, principalmente, pelo desafio de entregar um livro de 160 páginas num prazo curtíssimo, apesar do grande volume de material para ler, estudar, entender, depurar, interpretar, e - finalmente - transformar numa história que tivesse sentido, e que, além de tudo, fosse no formato de mangá e direcionada a um público que normalmente não lê qualquer tipo de quadrinho!
Louca missão... Louca... Eu, barriguda, às vésperas do nascimento de meu João... Tive que fazer tudo em um mês: estudar a história pessoal dos rapazes nos quais os personagens seriam inspirados, estudar toda a metodologia e conceitos relacionados ao empreendedorismo e, a partir disso, criar o argumento, os personagens, o roteiro... Estamos falando de 160 páginas de HQ, senhoras e senhores! 160 páginas em 30 dias aproximadamente! Na medida em que eu produzia, enviava o material para aprovação. Uma vez aprovado, o material era encaminhado ao artista para a confecção da arte. Aliás, loucura para mim, mais loucura ainda para o Pina (Paulo Pina), autor da arte! Ele desenhou estas 160 páginas a que me refiro em 30 dias também.... Foi realmente um divisor de águas, para mim e para ele! Parabéns Pina!! E parabéns também aos 'meninos' (como gosto de chamá-los), Fernando e Winston, pois pude contar com o apoio incondicional deles na produção do livro, imprescindível para que o resultado ficasse tão legal quanto ficou.
Enfim, o trabalho saiu e já está à venda. Tem uma levada de sessão da tarde. A trajetória de dois caras que têm um negócio próprio, desde o primeiro contrato até o primeiro milhão, permeada por "lições" de como fazer a coisa acontecer, basicamente isso... Ironicamente, eu não vi o livro depois de pronto. Eu bem que gostaria, mas, nesse tipo de trabalho, geralmente quem contrata sua mão de obra não está lá muito preocupado com seus "delírios de autor" uma vez que a encomenda esteja entregue... É fazer, receber e esquecer! Nessa ordem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário